11 mitos e verdades sobre anticoncepcional que você precisa conhecer

Criada nos anos 1960, a pílula anticoncepcional ainda traz dúvidas sobre o seu uso. Se o tabu na época era em relação à revolução sexual que a mudança representava, hoje são os efeitos que trazem mitos sobre o tema, como o suposto fato de que ela causa depressão ou que tratam cólicas.


11 mitos e verdades sobre anticoncepcional que você precisa conhecer
11 mitos e verdades sobre anticoncepcional que você precisa conhecer

Será mesmo? Especialistas abordam o assunto e desmistificam questões polêmicas, mitos e verdades sobre a pílula anticoncepcional.

Problemas que podem afetar a beleza das mulheres

Pílula anticoncepcional pode causar varizes e trombose? Algumas mulheres trazem uma tendência em ter a doença, isso faz o risco de trombose aumentar. Não é uma regra, mas se existe uma predisposição é importante fazer exames antes de iniciar o uso.

O médico é quem vai orientar sobre a necessidade. Vale lembrar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde a pílula é considerada uma droga segura.

Pílula anticoncepcional engorda e causa celulite? O problema na verdade está na retenção de líquidos que o remédio causa. Fórmulas com drospirenona trazem um mecanismo para evitar estes problemas.

A pele fica seca tomando pílula anticoncepcional? Vai depender dos ingredientes também. Levonorgestrel, gestodeno e desogestrel podem aumentar a oleosidade da pele. Já ciproterona, dienogest, drospirenona, clormadinona podem ocasionar o efeito inverso, deixando a pele seca.

Entre em contato conosco!

Problemas que podem afetar a saúde das mulheres

A mulher tem menos libido com a pílula anticoncepcional? O uso da pílula faz com que a testosterona no sangue seja menor, isso pode provocar uma leve queda na libido, mas nada tem a ver com o prazer sexual da mulher.

Mulheres demoram a engravidar quando param de tomar a pílula anticoncepcional? Depende da mulher, mas quando isso demora em acontecer, o retorno da ovulação não passa de 6 meses.

Todas as pílulas anticoncepcionais servem para todas as mulheres? Isso é mito, o ginecologista é o médico indicado para recomendar a melhor opção. Vai depender de detalhes, como a oleosidade da pele, se a mulher possui muita TPM ou cólicas.

Pílula anticoncepcional reduz a cólica menstrual? Foi comprovado cientificamente por um estudo sueco, que realmente a cólicaé reduzida com o método contraceptivo. Foram 30 anos de testes para chegar ao resultado que é muito verdadeiro.

É errado manter a mesma marca de pílula anticoncepcional por muito tempo? Caso o médico não peça para mudar não é necessária à alteração. Nenhum estudo comprova a redução de efeito por uso contínuo.

Faz mal tomar a pílula anticoncepcional sem fazer pausas? Essa é uma crença antiga e um grande mito, atualmente é comprovado que isso não tem necessidade e ainda pode causar uma gravidez indesejada.

Problemas que podem acabar com o efeito do anticoncepcional

Bebidas alcoólicas interferem na ação da Pílula anticoncepcional? Se a mulher beber duas horas após tomar a pílula ela não fará efeito. O risco é reduzido para quem consome bebidas alcoólicas apenas eventualmente.

Alguns remédios podem acabar com o efeito da Pílula anticoncepcional? Remédios para tratar convulsão, depressão, alguns fitoterápicos e antibióticos podem reduzir a eficácia dos contraceptivos. É preciso sempre entender os efeitos colaterais.

Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.