Enquanto previne de qualquer gravidez e até funciona como tratamento de algumas doenças, as pílulas anticoncepcionais ainda figuram na mente das mulheres como uma das principais vítimas de lendas e mitos, entre elas, talvez, aquela que mais as aflige: será que a Pílula Engorda realmente?
O pior é que a resposta, em alguns casos para o desprazer de muito das mulheres, acaba sendo o próprio sim.
De acordo com estudos clínicos de laboratórios renomados do mercado, 15% das mulheres que começam o tratamento com pílulas anticoncepcionais acabam engordando, principalmente, pois os dois hormônios que forma a base do medicamente podem resultar nesse aumento de peso corporal.
Por que o Anticoncepcional Engorda ?
De um lado, o estrógeno, que provoca o aumento do apetite, do outro a progesterona, responsável por um pouco de retenção de liquido.
A notícia boa, é que assim como essas mudanças são tremendamente pequenas e nunca acabam fazendo diferença muito clara, algumas pílulas mais modernas já conseguem compensar um desses problemas. Então, nada de colocar a culpa das gordurinhas a mais daquele chocolate na coitada da pílula anticoncepcional.
E nesse caso a resposta é a mesma, já que a pílula também ajuda na formação do “inimigo número 1 das mulheres”, mas apenas como mais um fator dentro de uma equação que ainda conta com hereditariedade, má alimentação, sedentarismo e mais um monte de outras causas já sabidas e que provocam celulite.
Por isso, caso aconteça um aumento de peso muito grande na balança e evidente, mesmo que sua dieta se mantenha igual, o melhor mesmo é procurar um médico especialista, já que talvez a pílula escolhida acabe não sendo a mais acertada para seu organismo.