Outros Métodos Anticoncepcionais

E se desde o começo da civilização se tem notícias de diversos métodos anticoncepcionais que os casais usavam para impedir a gravidez ( como peles de animais ao redor do orgão masculino, coito interrompido entre outros contraceptivos ), por sorte, hoje, os homens e as mulheres modernas tem em mãos muito mais opções para evitar a gestação. Algumas delas são as pílulas anticoncepcionais e a injeção anticoncepcional.

Métodos Anticoncepcionais: Camisinha

Considerado um dos mais populares entre os métodos contraceptivos, a camisinha é feita de material de látex ou poliuretano, recobre o órgão masculino e impede que a ejaculação entre em contato com o útero da mulher.Camisinha como Métodos Anticoncepcionais

Diafragma

diafragmaO diafragma é um anel provido de uma membrana de borracha extremamente fina que recobre a parede do útero da mulher. É aconselhável o uso de espermicida em conjunto com este método anticoncepcional.

Dispositivo Intra Uterino (DIU)

Este é colocado no interior do útero feminino, funciona ou como um espermicida à base de cobre ou ainda com alguns dispositivos que liberam progesterona.

Pílula do Dia Seguinte

DIU dispositivo intra uterinoContracepção de emergência ou método Yuzpe, que consiste de uma alta dose hormonal que impede a gravidez na mulher. Mesmo com o nome popular, o método ainda pode ser usado até três dias após o ato, sendo que quanto maior o período menos chance de sua eficácia.

Tabelinha

Um dos métodos anticoncepcionais com um grande risco e até mesmo perigoso, ainda tremendamente popular e consiste em contar, à partir do primeiro dia de menstruação, os dias férteis e inférteis da mulher.

E lembrem-se, o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, disponibiliza de graça alguns métodos anticoncepcionais, não só a pílula anticoncepcional como também a pílula do dia seguinte, a injeção, camisinhas, diafragma e DIUs. Então não podemos esquecer de nos proteger e evitar até mesmo as doenças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *